PISA para as Escolas

Sendo o objetivo maior do PISA a capacitação das escolas para o alcançar da permanente melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos sabe-se que a partilha, a reflexão conjunta e o trabalho em rede, bem como a aprendizagem colaborativa, são abordagens essenciais no desenvolvimento desta capacitação das escolas.

É importante que os resultados de aplicação de um teste como o PISA, dos relatórios produzidos e dos inquéritos efetuados aos alunos sejam acompanhados de uma análise de grupo, partilha de abordagens conjuntas e aprendizagens colaborativas coordenadas por quem assuma na sua missão a busca da melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos de todas as escolas de uma determinada rede. Por estas razões, os países começam a desenhar a aplicação do PISA para as Escolas numa lógica de rede territorial local com a coordenação dos atores responsáveis pelos territórios.
Em Portugal, e numa perspetiva de estratégia de intervenção na Educação para o desenvolvimento territorial, em particular no que diz respeito à Educação de Ensino Básico, são os Municípios que têm claramente o potencial para desempenhar este papel.
O projeto “PISA para as Escolas nos Municípios” é um projeto de conceção, construção e dinamização de um “Colaboratório de Investigação” de capacitação das Escolas para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos em Portugal, tendo por base a linguagem das competências definida pelo PISA da OCDE.

Através do instrumento “PISA para as Escolas”, a aplicação a cada Escola do Teste da OCDE baseado no PISA dotará as Escolas participantes de informação clara, objetiva, relevante e comparável, nacional e internacionalmente, que permitirá a reflexão e partilha interna e externa, bem como a aprendizagem colaborativa numa estrutura de rede de redes, compostas por Escolas, Municípios, Técnicos e Investigadores da Área da Educação a que se juntam os decisores políticos e os de gestão educativa, com intervenção regional ou nacional.

O “Colaboratório de Investigação” “PISA para Escolas nos Municípios” (PISA-M) tem como objetivo operacional analisar o desempenho dos alunos das escolas no território de um determinado Município, ou Comunidade Intermunicipal, nas áreas da Matemática, da Leitura e das Ciências, cruzar esse desempenho com o contexto sócio económico dos alunos e das suas atitudes perante a aprendizagem, para o posterior desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa e consequente capacitação para a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos alunos dos respetivos Municípios.

A aplicação de um inquérito às escolas para recolha de informação sobre a sua capacitação atual complementará toda a informação recolhida no âmbito do PISA para as Escolas. Os Municípios ficam também capacitados com informação Municipal sobre as características e o sistema de geração de competências para a população ativa futura do seu território. Através deste benchmarking nacional e internacional pretende-se assim capacitar os Municípios, em conjunto com as suas Escolas, para uma participação ativa no desenvolvimento das competências da população que representam.